O que é e como tratamos a hérnia de disco
- herickamarante
- 11 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Imagine a seguinte situação. Dores na coluna de início espontâneo ou quase imediato, associado a uma dor muito forte e uma limitação dos movimentos da coluna.
Isso pode ser a temida e dolorida hérnia de disco.
A hérnia de disco é resultado do desgaste dos discos que estão localizados entre os ossos da coluna.
Quando estão muito desgastados podem diminuir o espaço de passagem de nervos importantes que saem da coluna em direção a músculos e órgãos, isso pode provocar dor intensa na região da coluna e no trajeto dos nervos.
Os locais mais comuns do surgimento dessas hérnias são na coluna cervical e na lombar.
QUAIS AS CAUSAS?
Existem várias possibilidades, mas dificilmente é um fator isolado e sim, a soma de vários fatores, que incluem:
Sedentarismo;
Obesidade;
Fumo/tabagismo;
Trabalham muito tempo em uma determinada posição (em pé ou sentada);
Movimentos que possam sobrecarregar a coluna (exercícios com carga realizados de maneira inadequada por exemplo);
Acidentes de alto impacto (como acidentes automobilísticos, quedas de grandes alturas);
Ou que tenham:
Sobrecarga mecânica da coluna;
Problemas viscerais;
Problemas articulares;
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
É realizado uma avaliação clínica, com testes para a coluna, nervos, reflexos e história do paciente, que normalmente relata sinais e sintomas característicos. Exames como tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada a hérnia.
E O TRATAMENTO?
A escolha do tratamento considera a gravidade dos sintomas e se há perda de força ou movimentos. Na grande maioria dos casos é indicado o tratamento conservador, que inclui a osteopatia, fisioterapia, pilates, acupuntura, medicamentos, dentre outros. A cirurgia só é indicada quando não há melhora no tratametno conservador ou se a área de lesão e compressão do disco estiver comprometendo os movimentos, a sensibilidade e a dor for muito intensa.
HÉRNIA DE DISCO TEM CURA?
A realização correta do tratamento resulta em melhora do problema na grande maioria dos casos. Apenas uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar dores após o tratamento. Em geral, em 80-90% dos casos, as pessoas conseguem retornar as atividades normais após algumas sessões.
TODAS AS HÉRNIAS DOEM?
NÃO! Nem toda hérnia provoca dor. Muitas pessoas se surpreendem por ter 2, 3 hérnias de disco e não sentir dor. Após os 40 anos, quase todas as pessoas já tem algum nível de desgaste na coluna. A dor depende de uma série de fatores que são particulares de cada pessoa. É possível ter uma hérnia grande, de cartáter cirúrgico, e não sentir dor ou uma hérnia pequena que causa muita dor e limitação.
A OSTEOPATIA PODE AJUDAR?
SIM! É possível realizar manipulações específicas sobre o corpo, seja nos músculos, vértebras, nervos, vísceras e até mesmo o crânio com o objetivo de melhorar o movimento da coluna e diminuir a dor.
Cada caso é tratado individualmente e da maneira mais direcionada possível, cada ser é único, então cada tratamento também é unico.
Hérick Amarante
Fisioterapeuta – CREFITO3 - 152097-F
17 98101-2064
São José do Rio Preto/SP

Comments